Olá, leitores! Hoje falaremos um pouco sobre como iniciar um projeto de Big Data Analytics. Vamos lá!
Ao começar um projeto de Big Data Analytics é importante ter uma coisa em mente: o tempo. Essa análise pode levar e custar bastante do seu tempo, pois depende de vários fatores, como entender os requisitos passados, sua complexidade e quais tecnologias vão ser escolhidas, etc.
Neste link é possível observar uma abordagem interessante descrita em 8 etapas para iniciar um projeto em Big Data Analytics, são elas: Problema, Impacto dos problemas, Critérios de sucesso, Valor e Impacto, Nuvem ou Local, Requisito de dados, Identifique as lacunas e Abordagem ágil ou iterativa. Logo abaixo teremos uma breve explicação de cada uma delas.
- Problema: identificar o problema é fundamental para facilitar a encontrar as devidas soluções.
- Impacto dos problemas: Entender o quão impactante é o problema para os seus negócios, ajudará a criar boas estratégias para resolvê-los.
- Critérios de sucesso: É importante determinar quais são as métricas que serão usadas para medir o sucesso do processo.
- Valor e Impacto: Estime o quanto de impacto é a solução para o seu problema. Permite decidir se segue ou não com o projeto, além de poder estimar o orçamento que se pode usar. Compreender como o seu problema afeta seus negócios é fundamental na implementação da solução.
- Nuvem ou Local: Decida onde a solução deve ser implementada, solução na nuvem, local ou híbrida.
- Requisito de dados: Deve-se avaliar os requisitos de dados, para isso tente responder as seguintes perguntas: Quais são os dados que você precisa? Onde você encontrará esses dados, você os possui ou deve coletá-los? Qual é o requisito de taxa de transferência para os dados?
- Identifique as lacunas: Verifique se é necessário ajuda de fornecedores, mais funcionários ou profissionais especialistas para resolver determinado problema. É importante verificar ainda se recurso de hardware ou software serão precisos.
- Abordagem ágil ou iterativa: Estabeleça uma implementação inicial. Determine metas e marcos, e divida-os em partes gerenciáveis. Quando o projeto inicial estiver funcionando e for observado valor nele, implante-o na produção e use em toda a empresa.
Uma etapa extremamente importante é dividir a análise em pequenos componentes, dessa forma, facilitará gerenciar, diminuindo os riscos e tornando mais flexíveis. Lembre-se sempre que tanto os dados e requisitos quanto as necessidades podem ser mudadas, portanto, é importante uma solução mais flexível e eficaz.
Bom, leitores, esse foi o nosso artigo de hoje. Nos vemos em breve! Até mais!
Fontes:
https://www.javacodegeeks.com/2014/02/how-to-start-a-big-data-analytics-project.html
http://www.ikanow.com/8-proven-steps-to-starting-a-big-data-analytics-project/
Comentários
Postar um comentário