Fonte: JK Lakshmipat University, 2018 |
Olá pessoa, bem-vindx de volta 😊!
Da última vez que conversamos eu apresentei à vocês o que era data science, data analysis e alguns conceitos desse mundo dos dados, lembra?
Pois bem, dessa vez vamos mudar um pouquinho a temática. Ao invés de dar enfoque à teoria do data analysis aplicado ao gerenciamento de projetos, faremos uma análise das ferramentas mais comuns que podem ser utilizadas para facilitar o gerenciamento de um projeto de data science, aquele mesmo que você está procrastinando para começar.
E aí, bora lá?
Fonte: GIMPHY |
Comumente, os projetos de data science se baseiam em metodologias comuns de gerenciamento de projetos contudo, nem todas elas podem ser integralmente aplicadas a esses tipos de projetos.
Os projetos de análise de dados ainda estão em processo de amadurecimento e sendo assim, é possível que para gerenciar esses projetos seja necessário desenvolver outras metodologias ou adaptar as tradicionais.
Num panorama, as metodologias a seguir apresentam algumas características notáveis:
CRISP-DM
Quando se trabalha com a ciência dos dados, a mineração desses dados configura-se como a etapa mais importante durante o ciclo do trabalho. O CRISP-DM (Cross-industry standard process for data mining) define seis fases iterativas no gerenciamento de projeto:
- Entender o problema;
- Entender os dados e adquiri-los de diferentes fontes;
- Preparação dos dados;
- Modelagem dos dados;
- Avaliação e comunicação;
- Implantação e manutenção.
Algumas ferramentas para por em prática essa metodologia: Rapidminer, Orange
- Entender o problema;
- Entender os dados e adquiri-los de diferentes fontes;
- Preparação dos dados;
- Modelagem dos dados;
- Avaliação e comunicação;
- Implantação e manutenção.
Comentários
Postar um comentário