Alguns casos de uso do Big Data


Fonte: Neoway, 2018
Fonte: Neoway, 2018


Olá amiguinhos! No episódio anterior, conhecemos um pouco sobre a análise de dados e sua importância. Contudo, para clarear ainda mais a mente de vocês, jovens gafanhotos, compartilharei exemplos de casos onde o Big Data mostra sua eficiência!

Bom, se você leu algumas das postagens anteriores... é claro que você leu (você leu né? 😃), já sabe que o Big Data é essencial para um direcionamento estratégico, e atualmente existem muitos casos de sucesso de empresas que se beneficiam dele. Mas, indo direto ao ponto, em quais casos uma empresa pode usar o Big Data ao seu favor? Bom, apertem os cintos de suas cadeiras de escritório, que vamos embarcar em um pequeno passeio.

Casos de Uso do Big Data

O Big Data, através de um conjunto enorme de informações, vem ajudando várias empresas de renome no mercado a alcançar ainda mais seu público. São casos de empresas como Amazon, Netflix e por ai vai. Enquanto navega em algum site por exemplo, você já deve ter visto propagandas justamente daquele produto que você queria, e de promoção ainda, olha só rapaz, ai tu pensa: "Mermão que bruxaria é essa?"! Isso faz parte de um dos casos de uso por exemplo, mas vamos abordar de uma forma mais metódica sobre o assunto, então lá vai, esses são alguns casos de uso do Big Data:

Desenvolvimento de Produtos

As empresas podem usar o Big Data para antecipar demandas de seus clientes, elas criam alguns modelos que fornecem predições para novos produtos e serviços, tudo isso através de classificações e atributos de produtos ou serviços mais antigos. Assim, são criados modelos que estabelecem a relação entre esses atributos, e o sucesso comercial das ofertas.

É basicamente você pegar o que deu bom, e investir, entendeu? Sabe quando tu compra um produto e pedem pra tu deixar um feedback? Ou quando tu da aquele favorito naquele produto que tu quer? Ou até mesmo quando você pesquisa no Google sobre qualquer. Isso ai meu parceiro, tu ta virando fonte de informação para essas empresas e nem ta ligado.

Manutenção Preditiva

Através de dados fornecidos pelo Big Data, as empresas podem consultar informações sobre a estrutura de máquinas ou produtos, como por exemplo: ano, modelo, marca, e também dados não estruturados, como mensagens de erros, temperaturas, dados de sensores etc. Mas pra que eles vão usar isso? Simples meu parceiro, eles conseguem prever o futuro. Com esses dados eles podem dar estimativas de quando certo produto ou equipamento vai apresentar problema, dessa maneira eles conseguem realizar manutenções antes que a desgraça aconteça. Isso acarreta numa economia de dinheiro e de tempo para as empresas.

Experiência do cliente

As empresas atualmente passam por uma corrida para alcançar seus clientes. E nessa corrida vale de tudo, inclusive virar detetive. O Big Data permite que as empresas reúnam dados sobre o cliente, sejam eles de mídias sociais, visitas na web, registros de chamadas, entre outras diversas fontes para enriquecer os valores fornecidos.

Essas pesquisas vão servir de base para que ofertas e propagandas por exemplo, se adaptem ao cliente, reduzindo a rotatividade dos mesmos, e ajudando a lidar com certos problemas de forma proativa.

Fraude e Conformidade

Agora iremos para a parte de segurança, então fecha esse navegador privado que eu to ligado que ta aberto! Bom, brincadeiras a parte, quando se trata de segurança, você está lidando com especialistas na área de invasão de privacidade, são os famosos hackers. O Big Data ajuda a prever padrões em dados ou softwares que indiquem fraudes, além de conseguir agregar grandes volumes de  informações o que torna os relatórios regulamentadores muito mais rápidos.

Machine Learning

O Machine Learning está bem popular hoje em dia(já assistiu "Eu Robô" ?), as máquinas estão cada vez mais avançadas com o passar do tempo, e o Big Data faz parte desse processo. Através do Big Data, somos capazes de criar máquinas com capacidade de aprendizado, ao invés de somente programa-las.

Eficiência Operacional

A eficiência operacional é uma das áreas que o Big Data tem mais impacto, pois com ele, você pode analisar e avaliar a produção, os comentários, devoluções de clientes, otimizando assim interrupções e antecipando demandas futuras. Além do que, o Big Data pode te ajudar a tomar decisões baseando-se na demanda do mercado atual, massa né?

Impulsiona a Inovação

O Big Data pode ajudar a inovar, mas como? Simples, ele estuda interdependências entre seres humanos, instituições, entidades e processos, e em seguidas determinando novas maneiras de utilizar esses insights. O Big Data pode ser usado para aprimorar decisões sobre tarefas financeiras e de planejamento, examinar tendências entre clientes por exemplo. Resumindo, há infinitas possibilidades meu caro!

Fonte: https://www.neoway.com.br/blog/

















Comentários