Uma das principais e importantes tarefas da gerência de projetos é a tomada de decisão. É uma responsabilidade muito grande do gerente de projetos decidir sobre uma determinada ação diante de inúmeras quantidades de dados, e o cuidado em concluir sua decisão é extremamente relevante para o projeto e para a empresa.
O Big Data Analytics vem para facilitar e mostrar um caminho a seguir em determinada situação na qual o projeto se encontra. É fato que nos tempos de hoje com a concorrência crescendo cada vez mais, uma tomada de decisão sem embasamento e bem detalhada pode acarretar danos muitas vezes irreversíveis no mercado atual e perde uma enorme quantidade de cliente e demanda.
Por meio de algoritmos com conceitos estatísticos, o Big Data Analytics consegue transformar e extrair informações relevantes para uma interpretação mais concisa. Com isso, é possível traçar de forma estratégica quais serão as prioridades do projeto e quais pontos devem ser aprimorados para melhor satisfazer o cliente.
Uma das áreas que possui uma grande concorrência é a de vendas, e o Big Data Analytics pode ajudar o projeto a atingir mais clientes com a análise de dados, como: quais são os produtos mais vendidos, avaliações em redes sociais, históricos das compras dos clientes, tempo de processamento das páginas, etc. Com essa gama de dados, podemos responder perguntas como: por que estamos nesta situação? como revertemos? qual caminho devemos seguir? entre outras.
O Big Data Analytics vem para facilitar e mostrar um caminho a seguir em determinada situação na qual o projeto se encontra. É fato que nos tempos de hoje com a concorrência crescendo cada vez mais, uma tomada de decisão sem embasamento e bem detalhada pode acarretar danos muitas vezes irreversíveis no mercado atual e perde uma enorme quantidade de cliente e demanda.
Por meio de algoritmos com conceitos estatísticos, o Big Data Analytics consegue transformar e extrair informações relevantes para uma interpretação mais concisa. Com isso, é possível traçar de forma estratégica quais serão as prioridades do projeto e quais pontos devem ser aprimorados para melhor satisfazer o cliente.
Uma das áreas que possui uma grande concorrência é a de vendas, e o Big Data Analytics pode ajudar o projeto a atingir mais clientes com a análise de dados, como: quais são os produtos mais vendidos, avaliações em redes sociais, históricos das compras dos clientes, tempo de processamento das páginas, etc. Com essa gama de dados, podemos responder perguntas como: por que estamos nesta situação? como revertemos? qual caminho devemos seguir? entre outras.
Com isso, podemos visualizar duas grandes vantagens em utilizar o Big Data Analytics para a tomada de decisão, uma é a otimização do processo e redução dos custos. Com os dados em mãos, pode-se apresentar falhas em determinadas operações e aplicar os recursos onde são mais necessários.
Tomada de decisão mais eficiente e ágil é a segunda vantagem que podemos observar, tendo as informações de forma rápida e confiável, ajuda a decidir com rapidez os pontos que precisam de ajuste e não perder tempo, até porque, tempo é bastante dinheiro perdido em grandes empresas.
Galerinha, esse foi o post de hoje. Espero que gostem e boa leitura! A parte 2 sairá em breve. Lembrem-se sempre: o Big Data Analitics veio para nos ajudar! Até o próximo post.
Fontes:
https://blog.atmdigital.com.br/saiba-como-funciona-o-big-data-analytics-na-tomada-de-decisao/
https://blog.atmdigital.com.br/tomada-de-decisao-por-que-utilizar-dados-na-estrategia/
https://www.ludospro.com.br/blog/big-data-analytics
Muito boa a postagem.
ResponderExcluirTem um exemplo clássico sobre esse assunto que é relacionado à venda de cerveja e fraldas. Além de outros exemplos que ficaram bem famosos à epoca. A reportagem do link abaixo é muito boa sobre o tema: https://exame.abril.com.br/revista-exame/o-que-cerveja-tem-a-ver-com-fraldas-m0053931/
Valeu!