Um pouco de história sobre o uso de dados...

Resultado de imagem para Big Data cotidiano"
Fonte: On Marketing, 2018


Nós já sabemos o que é um Big Data, e só para termos uma ideia de como ele alterou nosso cotidiano, vamos para alguns fatos sobre o história. Por exemplo, os computadores começaram a se popularizar no ano de 1977, mais especificamente nos Estados Unidos, pouco tempo depois em 1990, foi a vez da internet doméstica. Nesse momento, somente 3 milhões de pessoas possuíam acesso à internet no mundo inteiro. No Brasil por exemplo, a internet só chegou no ano de 1995. Com o surgimento dos Smartphones em 2002, através de um aparelho móvel, tínhamos acesso à internet, e conseguíamos acessar e-mails, sites etc, assim, o número de usuários na internet, chegou à meio bilhão. 

No ano de 2007, surgiram os iphones, e os aplicativos de celular, tais aplicativos que usam internet como meio de conexão de dados. Em 2014, os usuários da internet chegaram ao número de 2 bilhões de usuários de PCs, e 4 bilhões de dispositivos móveis. Os números assustam, até 2010 cerca de 3 bilhões de aplicativos foram baixados, isso só na loja da Apple. Com a internet, tudo ficou ao alcance dos usuários. 

Todas necessidades, inclusive as que não sabíamos que tínhamos, foram sendo resolvidas, como por exemplo: hoje podemos acessar serviços, lojas, internet, tudo em um clique. Entre esses apps, também surgiram ferramentas de comunicação e facilitadores da vida cotidiana, que impactaram na mobilidade, entretenimento, contenção de epidemias, veículos de notícias, compartilhamento de arquivos, entre muitas outras funcionalidades. Além dessas coisas citadas anteriormente, materiais concretos, como por exemplo: seu carro, sua geladeira, seu elevador, todos tem acesso a algum tipo de tecnologia que envolve o Big Data. 

Estimativas que em 2020, 26 bilhões de objetos acessarão a internet. Tudo isso gera um grande volume de dados fornecidos, informações geradas, compartilhadas, e trocadas quase a todo momento. E com todos esses dados, podemos esperar futuramente por novas tecnologias, que acompanhem esse crescimento tanto no número de dados como nos de usuários da internet. Com tudo conectado hoje em dia, nem a imaginação será uma barreira para termos um mundo conectado. Talvez um dia até poderemos transferir nosso cérebro para um HD, parecido como no filme Matrix, quem sabe (Bizarro né?).

Fonte: Eu mesmo


Fontes: https://blogbrasil.comstor.com/analises-preditivas-e-big-data


Comentários