Quando usar o Big Data Analytics no meu negócio?

Image result for business big data analytics
SmartDataCollective (2019)


Em posts anteriores abordamos a importância e a rápida expansão do Big Data Analytics nos mais variados campos de conhecimento. Porém, nesse post vamos abordar quais os pontos para se levar em consideração para a adoção do Big Data Analytics no seu negócio.

A essa altura, já estamos familiariazados com os conceitos de Big Data então, a primeira pergunta a se fazer é: qual o nível de estrutura de dados que meu negócio precisa processar? Essa pergunta é fundamental para decidir adotar o Big Data Analytics, pois se já for observado que o seu negócio não trabalhará com um volume grande (muito grande) de dados, isto é, não produza, não processe ou não analise uma grande gama de informações, talvez já seja um fator a desconsiderar a utilização de ferramentas de Big Data Analytics, uma vez que pode ser um esforço desnecessário para resolver problemas. Conhece aquele ditado "matar formiga com um canhão"?

Além da pergunta anterior, que já pode ser um fator decisivo, existem outras a serem feitas que podem chegar a um veredito sobre o uso dessas tecnologias. Dentre elas, podemos destacar:

O BDA* lidará com tarefas rotineiras e salvar tempo?
Uma das grandes vantagens do BDA é a possibilidade de coleta de informações para a automatização de taferas que demandariam em outras circuntâncias muito tempo, maior esforço de pessoal

O uso dessas tecnologias irá fornecer insights de valor para os meus clientes?
Vivemos na era da informação, disso quase todos nós ouvimos constantemente. Com base nisso, é preciso analisar se os dados que se prentende coletar e processar dos usuários terá algum retorno para eles. Isto é, as informações coletadas se transformarão em uma melhor experiência de usabilidade?

Preciso acompanhar os meus clientes?
A resposta para essa pergunta pode ser muito subjetiva e não é fácil chegar a um consenso, afinal no mundo do markenting é sempre importante conhecer as dores do cliente para oferecer um bom produto, com o qual o cliente se identifique. No entanto, além dessa pergunta também podemos aprofundar. Assim, podemos perguntar também, "onde meus clientes vivem?", "onde eles trabalham?", "quais restaurantes eles frequentam?". As respotas para essas perguntas são bastante valiosas pois permitem a construção de um persona mais próximo do cliente final.

A decisão de se adotar DBA na abordagem da sua empresa depende bastante de fatores de escalabilidade do seu negócio, pois apesar da possibilidade de ser um grande aliado no gerenciamento do seu produto, o mal uso dessas tecnologias podem trazer mais problemas que soluções.


* DBA - Big Data Analytics

...

Referências

MALLON, S. Pizza Delivery Businesses Turn to Big Data Analytics for Record Growth. SmartDataCollective. Disponível em:

KHARKOVYNA, O. 10 Reasons to Use Big Data form a Small Business. Medium. Disponível em: <https://medium.com/datadriveninvestor/10-reasons-to-use-big-data-for-a-small-business-70d2c91ab531>. Acesso realizado em 05 de mar. 2020.

Comentários